ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Ministério Público Eleitoral emite "Recomendação" a bancos

Bancos públicos e privados não podem criar burocracias para a abertura de contas de candidatos a vereadores e prefeitos durante o período eleitoral 2020.

02/10/2020 18h55Atualizado há 2 meses
Por: Redação
Fonte: MP -MA
34.691
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ministério Público Eleitoral expediu, na última quinta-feira (1º), "Recomendação" a todos os bancos públicos e privados da comarca de Imperatriz para que não se recusem a realizar a abertura de conta bancária a candidatos e partidos políticos durante todo o período eleitoral.

Assinada pelo promotor de justiça eleitoral Sandro Pofahl Bíscaro, a manifestação ministerial é fundamentada na Resolução nº 23.607/2019, do Tribunal Superior Eleitoral, que determina a possibilidade de candidatos e partidos políticos arrecadarem recursos com a abertura de conta bancária específica para movimentação financeira de campanha.

Os bancos devem seguir o Comunicado nº 35.979/2020, do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro Nacional, onde é estabelecido que bancos comerciais, bancos múltiplos em carteira comercial e a Caixa Econômica Federal devem realizar a abertura das contas solicitadas por partidos políticos e seus candidatos no prazo de até três dias úteis.

As instituições bancárias devem informar o acolhimento da Recomendação no prazo de 72 horas, sob pena de imediata responsabilização civil, criminal e administrativa.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Imperatriz - MA
Atualizado às 15h10
33°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 21°
37°

Sensação

15 km/h

Vento

56%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Banner sessão política
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio