TRÂNSITO

Será se sua criança está segura no seu carro?

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso da cadeirinha no veículo para transportar bebês e crianças de até 7 anos, reduzem de 54% à 80% o risco de morte no trânsito.

13/10/2020 13h45
Por: Willamy Figueira
Fonte: Roberta Torres
31.911
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O feriado do dia das crianças aconteceu ontem (12), então é muito importante falar sobre a segurança dos pequenos no trânsito mesmo após o término da feriado ter levado os pais a fazerem viagens com seus filhos. Mas será que essas viagens estão sendo feita de maneira prudente?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as cadeirinhas e dispositivos de segurança reduzem até 70% das mortes entre bebês, e entre 54% a 80% das mortes de crianças. Mesmo com essa porcentagem de segurança elevada, é muito comum com feriados o aumento do número de autuações por transporte de crianças sem equipamentos exigidos como bebê conforto e cadeirinha. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número de infrações vem crescendo ano após ano.

Para reverter essa situação é preciso investir em educação e fiscalização. Um não funciona sem o outro. Se estivéssemos cumprindo com o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro que prevê a inserção do tema trânsito, ainda que de maneira transversal, acredito que as próprias crianças nos ajudariam a multiplicar a concepção de prevenção e a cultura da segurança no trânsito.

As crianças cobram dos pais as atitudes corretas. Paralelo a isso, melhorar a fiscalização. Com blitz educativas e também punitivas. Primeiro você educa, informa e depois, para aqueles que não dão conta de se adequar, você pune. Quanto mais falarmos sobre o tema, mais as pessoas estarão cientes da sua responsabilidade e mais ficará evidente que a escolha é de cada um. As crianças não podem pagar com a vida por uma escolha irresponsável dos pais.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Imperatriz - MA
Atualizado às 03h10
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 23°
25°

Sensação

4 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Banner sessão política
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio