O feriado do dia das crianças aconteceu ontem (12), então é muito importante falar sobre a segurança dos pequenos no trânsito mesmo após o término da feriado ter levado os pais a fazerem viagens com seus filhos. Mas será que essas viagens estão sendo feita de maneira prudente?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as cadeirinhas e dispositivos de segurança reduzem até 70% das mortes entre bebês, e entre 54% a 80% das mortes de crianças. Mesmo com essa porcentagem de segurança elevada, é muito comum com feriados o aumento do número de autuações por transporte de crianças sem equipamentos exigidos como bebê conforto e cadeirinha. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número de infrações vem crescendo ano após ano.
Para reverter essa situação é preciso investir em educação e fiscalização. Um não funciona sem o outro. Se estivéssemos cumprindo com o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro que prevê a inserção do tema trânsito, ainda que de maneira transversal, acredito que as próprias crianças nos ajudariam a multiplicar a concepção de prevenção e a cultura da segurança no trânsito.
As crianças cobram dos pais as atitudes corretas. Paralelo a isso, melhorar a fiscalização. Com blitz educativas e também punitivas. Primeiro você educa, informa e depois, para aqueles que não dão conta de se adequar, você pune. Quanto mais falarmos sobre o tema, mais as pessoas estarão cientes da sua responsabilidade e mais ficará evidente que a escolha é de cada um. As crianças não podem pagar com a vida por uma escolha irresponsável dos pais.
Sensação
Vento
Umidade