COIBIR BARULHO

Setran iniciou nesta segunda 21, uma operação contra escapamento "Cadron" de motocicletas

A "Operação Descarga Livre", visa os Agentes de Trânsito de Imperatriz, combater veículos com acessórios modifcados no escapamento que é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

21/12/2020 14h50Atualizado há 4 semanas
Por: Redação
Fonte: PMI
18.400
(Foto: Divulgação/Gil Carvalho)
(Foto: Divulgação/Gil Carvalho)

Conduzir veículo com descarga livre ou selecionador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro, CTB, de acordo com o Artigo 230, da Lei nº 9.503/1997. E, para reduzir esse tipo de irregularidade, os agentes de trânsito deflagram a “Operação Descarga Livre”.

O equipamento conhecido por "Cadron ou Torbal", que torna os veículos barulhentos e pode aumentar a poluição dos gases resultantes da combustão, tem sido alvo de reclamações da população quando motociclistas passam em frente a hospitais, igrejas e residenciais.

"Essa ação tem sido reprimida pelas nossas equipes de patrulhamento e fiscalização" - diz o supervisor de Trânsito, Raimundo Santos.

Ele explica que o condutor flagrado responderá por infração grave, segundo o inciso X do artigo 230 do CTB: “conduzir veículo com descarga livre ou com silenciador do motor de explosão, pode ser multado em R$ 195,23”, além de acumular cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação)”. A lei prevê ainda a retenção do veículo para regularização.

O agente de trânsito explica ainda que "o maior tipo de ocorrência de descarga livre é de uso de escapamento esportiva em motocicletas". "Temos recebido diversas reclamações das pessoas sobre esse tipo de incômodo causado por motociclistas que alteram essa característica do veículo para fazer barulho" - disse.

R. Santos assinalou que operação, iniciada na semana passada, não tem prazo para terminar e visa reduzir os casos de motocicletas com descargas livres em circulação nas ruas e avenidas de Imperatriz. "Nós estamos de prontidão para combater essas ações barulhentas que incomodam pacientes em hospitais, igrejas e residenciais" - concluiu.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Imperatriz - MA
Atualizado às 12h54
32°
Nuvens esparsas Máxima: 32° - Mínima: 22°
36°

Sensação

9 km/h

Vento

67%

Umidade

Fonte: Climatempo
Últimas notícias
Mais lidas