Conduzir veículo com descarga livre ou selecionador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro, CTB, de acordo com o Artigo 230, da Lei nº 9.503/1997. E, para reduzir esse tipo de irregularidade, os agentes de trânsito deflagram a “Operação Descarga Livre”.
O equipamento conhecido por "Cadron ou Torbal", que torna os veículos barulhentos e pode aumentar a poluição dos gases resultantes da combustão, tem sido alvo de reclamações da população quando motociclistas passam em frente a hospitais, igrejas e residenciais.
"Essa ação tem sido reprimida pelas nossas equipes de patrulhamento e fiscalização" - diz o supervisor de Trânsito, Raimundo Santos.
Ele explica que o condutor flagrado responderá por infração grave, segundo o inciso X do artigo 230 do CTB: “conduzir veículo com descarga livre ou com silenciador do motor de explosão, pode ser multado em R$ 195,23”, além de acumular cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação)”. A lei prevê ainda a retenção do veículo para regularização.
O agente de trânsito explica ainda que "o maior tipo de ocorrência de descarga livre é de uso de escapamento esportiva em motocicletas". "Temos recebido diversas reclamações das pessoas sobre esse tipo de incômodo causado por motociclistas que alteram essa característica do veículo para fazer barulho" - disse.
R. Santos assinalou que operação, iniciada na semana passada, não tem prazo para terminar e visa reduzir os casos de motocicletas com descargas livres em circulação nas ruas e avenidas de Imperatriz. "Nós estamos de prontidão para combater essas ações barulhentas que incomodam pacientes em hospitais, igrejas e residenciais" - concluiu.
Sensação
Vento
Umidade