EM ALERTA

Defesa Civil de Imperatriz continua com monitoramento de riachos e rio Tocantins

Mesmo com uma baixa no volume das chuvas, Prefeitura e a Defesa Civil trabalha com ações preventivas.

18/03/2021 19h05
Por: Redação
11.262
Foto: Divulgação/Patrícia Araújo
Foto: Divulgação/Patrícia Araújo

Diariamente a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec, realiza o monitoramento dos riachos que cortam a cidade, além do trabalho de controle de cheia do rio Tocantins, especificamente em torno da área ribeirinha. 

Ação consiste no mapeamento visando a prevenção, a fim de amenizar danos em casos de cheias dos riachos e do rio. Medida leva em consideração as evidências constatadas em cada riacho, além do período chuvoso em que a região se encontra.

De acordo com o superintendente Josiano Galvão, ano passado no mês de março choveu 750 mm, porém o esperado era 315 mm, ultrapassando mais de 100% do esperado. Já esse ano, até o dia 17 de março, só choveu 30% do aguardado, sendo que a previsão é de 315 mm, ou seja, houve uma redução significativa comparado ao mesmo período de 2020.

"Graças a Deus até o momento não tivemos imprevistos maiores com relação a transbordamento ou alagamentos na cidade, mas isso é reflexo da operação conjunta da Defesa Civil e outros órgãos municipais, que trabalham incansavelmente na prevenção com medidas efetivas e a longo prazo" - afirma Josiano.

Além disso, ele destaca também as ações em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, que já estão sendo desenvolvidas em caso de alagamentos com desabrigados.

"Nós estamos em alerta, por isso nossa equipe faz o monitoramento do rio, monitora as famílias ribeirinhas e orienta sobre uma possível enchente. A Sedes, Secretaria de Educação e a rede de igrejas já disponibilizaram locais em caso de desabrigados, com abrigos aptos e em escolas, o abrigo da própria Sedes e as igrejas para receber as famílias" - destaca o superintendente da Defesa Civil.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Imperatriz - MA
Atualizado às 08h15
26°
Nuvens esparsas Máxima: 29° - Mínima: 21°
27°

Sensação

6 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
Últimas notícias
Mais lidas