Educação HOMENAGEM

Centenário de Paulo Freire é comemorado em audiência pública na Câmara Municipal

A audiência foi organizado pela Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Câmara Municipal através de um pedido feito pelo vereador Carlos Hermes (PcdoB).

12/08/2021 17h10
156
Por: Redação Jornal Imperatriz
Foto: Divulgação/Fábio Barbosa
Foto: Divulgação/Fábio Barbosa

Os 100 anos de Paulo Freire foram lembrados em Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (11), em Plenário da Câmara Municipal, com o objetivo de buscar meios para preservar a memória e o legado de um dos mais importantes intelectuais brasileiros. A audiência foi organizada pela Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Casa, após solicitação do vereador Carlos Hermes (PCdoB) e contou com a presença diversos educadores da região, como o reitor da UFMA, Daniel Duarte e o Domingos de Almeida do Centro de Cultura Negra Negro Cosme.

Representando a mesa diretora da comissão, o vereador propositor da audiência, Carlos Hermes realizou a abertura dos trabalhos ressaltando a importância da história de Paulo Freire, que neste ano de 2021 completaria 100 anos de idade.

Por ter sido o maior educador da história do Brasil, o patrono da educação brasileira, o homem com dezenas de livros publicados, no Brasil e no mundo todo, uma referência de educação e educador para todo o planeta - concluiu o vereador.

O reitor Daniel Duarte salientou a importância da preservação dos trabalhos produzidos por Paulo Freire e parabenizou a Câmara Municipal por abrir espaço para a discussão e permitir um debate próximo do poder público.

É um ganho para a sociedade esse debate que os vereadores estão possibilitando por meio da Audiência Pública, porque precisamos lembrar dos legados deixados pelo Paulo Freire para a nossa educação, como a educação inclusiva e, assim, buscarmos políticas públicas coerentes para a nossa sociedade - disse o reitor ao agradecer pela oportunidade de participar da discussão.

A professora da UFMA, a Dra. Herli de Sousa, representando todos os educadores negros, ao saudar os membros da mesa, reforçou a relevância da comemoração do Centenário de Paulo Freire e pelo "presente que a Câmara deu aos educadores ao proporcionar essa conversa".

"Fiz questão de trazer algumas das publicações de Paulo Freire para materializar e fortalecer a nossa fala, quando falamos sobre o grande legado deixado por este educador, com reflexões que são atuais e fortalece a construção do saber" - afirmou Herli.

O presidente da Câmara, Alberto Sousa, em parte, ao parabenizar os organizadores do evento, reforçou a importância da Audiência Pública para potencializar as ações e debates relacionados a educação da sociedade.

Paulo Freire tratou com grandeza a educação e, esse exemplo, precisamos ter como norte nos projetos e ações que construímos na nossa cidade. Defender a educação acima de toda ideologia, ela precisa ser uma ação constante de todo político. É a educação que nos trouxe até aqui - destacou o presidente.

Participaram do debate, a coordenadora da Unisulma Etiane Maciel, Eurami Reis da Fetespusulma, a representante da UEMASUL, Camila Perez, o prof. Antônio de Pádua (UREI) e Domingos de Almeida do Centro de Cultura Negra Negro Cosme. 

Comissão Permanente  

Fazem parte da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Casa a presidente Cláudia Batista e os vereadores, Carlos Hermes, Antônio Pimentel, Rogério Avelino, Ricardo Seidel, Flamarion Amaral e Chiquim da Diferro.  Os vereadores Adhemar Freitas Jr., Aurélio Gomes, Bebé Taxista, Fábio Hernandez, Jhony Pan, Wanderson Manchinha e o presidente Alberto Sousa também participaram do evento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.