Destaque MEIO AMBIENTE

Cresce o descarte irregular de máscaras descartáveis usadas na prevenção da Covid-19

Segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SLP), é possível encontrar as máscaras descartáveis em bueiros, riachos, boca de lobos, ruas e avenidas da cidade, encontradas pelos agentes de limpeza da prefeitura.

17/11/2021 14h14
22.401
Por: Redação Jornal Imperatriz
Foto: Divulgação/Islene Lima
Foto: Divulgação/Islene Lima

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência de Limpeza Pública (SLP), alerta sobre o descarte irregular de resíduos em ruas, avenidas, riachos, rio Tocantins e terrenos baldios.

De acordo com o secretário Alan Johnes, a prática irregular prejudica o meio ambiente, pois o lixo despejado em locais impróprios muitas vezes passam meses, anos e até décadas para se decompor.

Nós realizamos coleta domiciliar, de entulho, poda, cata-treco, além de mutirões de limpeza. Temos um cronograma específico voltado para a limpeza dos riachos, câmeras de monitoramento em pontos estratégicos para inibir a ação dos sujões, porém, nada disso servirá se a população não colaborar e não se conscientizar do seu papel - afirma.

O secretário destaca ainda que além dos lixos comuns como, papel, pano, metal, filtro de cigarro, madeira pintada, plástico, vidro, borracha, as máscaras descartáveis usadas na prevenção do coronavírus se tornaram uma das grandes vilãs na degradação do meio ambiente.

De acordo com especialistas, as máscaras descartáveis, dependendo da sua composição, podem levar até 450 anos para se decompor. Além disso, o acessório deve ser descartado como resíduo hospitalar.

Você sabe quanto tempo dura a decomposição de cada resíduo?

  • Papel - 3 a 6 meses

  • Caixa de papelão – 6 meses

  • Tecido – 6 meses a 1 ano

  • Embalagem de leite – 6 meses

  • Vidro – Cerca de 1 milhão de anos

  • Pneu – Tempo indeterminado

  • Latinha de cerveja – 100 anos

  • Isopor – 80 anos

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.