Jornal Imperatriz - O portal de notícias de Imperatriz

Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023

+Notícias

CNJ afasta dois desembargadores após denúncias relacionadas ao Fórum inacabado de Imperatriz

De acordo com investigações, a gestão do desembargador Guerreiro Junior, como presidente do TJMA, fez pagamentos irregulares relacionados à medições da obra de construção da sede do Fórum da Comarca de Imperatriz.

Willamy Figueira
Por Willamy Figueira
CNJ afasta dois desembargadores após denúncias relacionadas ao Fórum inacabado de Imperatriz
Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), afastou nesta terça-feira (31), em seção plenária, os desembargadores Antonio Pacheco Guerreiro Júnior e Antonio Fernando Bayma Araujo, que atuavam no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), após denúncias de gastos de R$ 75 milhões e irregularidades na obra do Fórum de Imperatriz, que está parada desde de 2016.

Ficou determinado também pelo CNJ, a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra os desembargadores, onde o colegiado acompanhou a decisão do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, obrigando o CNJ a aprofundar as investigações ara colherem provas do que pode ser um dos maiores escândalos do TJ-MA já passou.

Os desembargadores afastados, Guerreiro Júnior e Antônio Bayma Júnior - Foto: Reprodução

 

Leia Também:

Em outubro de 2021, o Fantástico deu repercussão nacional, apontando irregularidades após o Tribunal de Contas do Estado (TCE) achar "sobrepreço" na obra do novo prédio do fórum que estava orçado no valor total de R$ 147 milhões. Uma construtora venceu a licitação, dando inicio a obra em junho de 2013, que pouco tempo depois foram aparecendo problemas, que o próprio Tribunal de Justiça, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado viriam a detectar e relatar futuramente.

Obre o desembargador Cleones Cunha, o CNJ entendeu que não existiu participação de Cunha nas medições da obra e por isso arquivou o pedido disciplinar dele, porém o afastou do cargo.

"Eu penso que nessas circunstâncias está afastada a responsabilidade do desembargador Cleones diante dos documentos que tive acesso" - afirmou o ministro Salomão.

 

Comentários:
Willamy Figueira

Publicado por:

Willamy Figueira

Willamy nasceu em Imperatriz, tem 40 anos, é jornalista, publicitário e redator-chefe do Jornal Imperatriz.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!