Jornal Imperatriz - O portal de notícias de Imperatriz

Sabado, 22 de Junho de 2024
Topo Materias
Topo Materias

Educação

Estudantes criam soluções inovadoras e viáveis para o mercado local durante o Ideahton em Imperatriz

As ideias foram avaliadas por uma banca julgadora e os vencedores foram premiados com uma viagem para o NEON 2024, o maior evento de startups do Nordeste.

Jornal Imperatriz
Por Jornal Imperatriz
Estudantes criam soluções inovadoras e viáveis para o mercado local durante o Ideahton em Imperatriz
Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com o tema saúde e segurança no trabalho e meio ambiente e biodiversidade amazônica, o Ideathon de Imperatriz reuniu estudantes durante uma imersão de três dias. A maratona de criatividade e empreendedorismo, organizada pelo Sebrae Maranhão, teve entre seus objetivos fazer com que os participantes pensassem ideias inovadoras para solucionar problemas reais identificados nos quatro eixos temáticos que pautaram a iniciativa.

Durante os intensos dias do Ideathon, participantes de diversas áreas de conhecimento se dedicaram à criação de soluções práticas que se caracterizam pela viabilidade para aplicação no mercado. É o caso da Esther Santos, estudante de Engenharia de Alimentos que, juntamente com mais dois colegas, pensou numa solução para o setor de saúde e segurança no trabalho.

"Esse é o primeiro Ideathon que eu participei e a experiência foi incrível e desafiadora. Eu nunca tinha participado de algo tão corrido, porém tão produtivo, em que fomos desafiados a desenvolver um projeto em três dias; foi, realmente, uma experiência única. A minha equipe idealizou uma proposta sobre o cumprimento da legislação de uso de EPI, visando torná-la mais acessível a microempresas e microempreendedores individuais. Com isso, prestamos uma assessoria especializada e um serviço a esses negócios" - explicou a estudante.

Leia Também:

Os estudantes foram desafiados a desenvolver soluções em tempo cronometrado

Avaliação:

As ideias pensadas durante o evento foram analisadas por uma banca avaliadora com expertise no mercado, que escolheu os primeiros, segundos e terceiros colocados. Os participantes foram avaliados não apenas com base na criatividade de suas propostas, mas também na implementação no mercado e no potencial de impacto positivo. 

Quem enfrentou o nervosismo diante da banca e ainda garantiu o primeiro lugar na categoria meio ambiente e biodiversidade amazônica foi a equipe de Juliana Ramos, estudante do Instituto Federal do Maranhão - IFMA, campus Imperatriz. O projeto da equipe é uma plataforma para os pequenos negócios bio sustentáveis, principalmente, nas pequenas comunidades.

"A gente tem que agradecer, obviamente, ao incentivo do Sebrae e dos nossos mentores. O Ideathon foi uma maratona incrível, mesmo com todo o clima de competição, a gente conseguiu lidar muito bem e se aproximar ainda mais e, além disso, entregamos um projeto do qual temos orgulho e queremos botar pra frente" - frisa Juliana. 

Já em outra categoria, o primeiro lugar ficou com a equipe Epivision, focada em uma plataforma baseada em inteligência artificial, que detecta quando o colaborador está ou não fazendo uso do EPI, ou se é o equipamento adequado para determinado ambiente.

"Trazer essa ideia da IA, do Machine Learning, foi muito legal e também foi um momento de muito aprendizado. A gente pretende continuar cada vez mais com essas parcerias com o Sebrae" -ressaltou o representante da equipe vencedora, o estudante Pedro Lucas, que agradeceu ao Sebrae.

"Somos gratos ao Sebrae pela oportunidade de testar nossos conhecimentos e criar soluções que podem ajudar muitas empresas" - afirmou ele. 


Reforçando a avaliação do estudante, o  gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae Maranhão, César Guimarães, destacou o Ideathon como uma oportunidade de aprendizado e de fomento à cultura empreendedora e fortalecimento do empreendedorismo juvenil e para a geração de negócios rentáveis, futuramente.

"Observamos nas apresentações, projetos com viabilidade de mercado. Temos exemplos que saíram de outros Ideathon’s com potencial de prosperar, e estão conosco, sendo acompanhados, recebendo mentorias especializadas do Sebrae, participando de programas como o Inova Amazônia para se colocarem no mercado" - analisou o gerente.

Classificação final do Ideathon de Imperatriz:

Os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria ganharam medalhas.  Além disso, os primeiros colocados ganharam troféus e viagem para Sergipe, para participação na edição 2024 do Neon, o maior evento de startups do Nordeste. A classificação geral ficou assim:

Categoria Meio Ambiente e Biodiversidade da Amazônia

1⁰ lugar - Tzec

2⁰ lugar -  Compitz

Categoria Saúde e Segurança no Trabalho

1⁰ lugar -  Epivision

2⁰ lugar - Master

3⁰ lugar -  Facile

Comentários:
Jornal Imperatriz

Publicado por:

Jornal Imperatriz

Redação do portal de notícias do Ji.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!