A cidade de Imperatriz nesse início de ano de 2024, vem surpreendendo com o aumento da violência na cidade, entre eles o número de homicídios que superou a capital maranhense São Luís, colocando a segunda maior cidade do estado no ranking da mais violenta entre os 217 municípios.
De janeiro pra cá, já são somados quinze homicídios, contra doze de São Luis, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Ainda segundo dados levantados, a explosão da violência em Imperatriz está relacionado a crimes praticados por facções criminosas, que vai desde roubos, assaltos e homicídios.
Em entrevista a uma emissora de televisão, o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Imperatriz, Aluísio Sampaio, ele afirmou que houve redução nos números de homicídios em 50% e que está implementando operações para coibir a violência nos bairros cobertos pelo 3ºBPM e que três suspeitos ligados a homicídios em Imperatriz já foram presos.
O comandante do CPAI/3, Coronel Valtemar Ribeiro, afirmou que só em 2023 foi retirado de circulação na Região Tocantina, mais de 580 armas que foram apreendidas pela polícia militar, que consequentemente preveniu a prática de vários crimes com essas armas e a redução de 24% em homicídios. O comandante também não deixou de criticar o sistema de Justiça que solta em tempo recorde os criminosos que a polícia prende.