O Jornal Imperatriz apurou nesta quinta-feira (18), quais os parlamentares federais de Imperatriz, que se dispuseram a assinar a abertura da CPI da Máfia Digital, que tem como protagonista a empresa Mynd e os perfis de rede social da Choquei que após soltar uma fake news envolvendo a jovem Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, que terminou tirando a própria vida no dia 23 de dezembro de 2023.
Apenas Mariana Carvalho (Republicanos) e Luciano Galego (PL), foram os únicos de Imperatriz até agora a assinarem a abertura da CPI para investigar a atuação da Mynd8, agência responsável por 34 perfis de entretenimento e ativismo político e mais de 400 artistas e influenciadores. Dos 18 deputados federais do Maranhão, além de Mariana e Luciano, somente Allan Garcês (PP), foram os únicos que assinaram o pedido.
Josivaldo JP (PSD), ainda não assinou e nem declarou nas redes sociais a exemplo de Mariana e Luciano, que é favorável a abertura da CPI que se aberta, acertará em cheio o governo Lula (PT), que tem ligações diretas com a empresa que administra esses perfis, inclusive já recebeu mais de R$ 1 milhão em contrato com o governo federal, fora os artistas ligado a Mynd.
Os deputado federais de oposição ao governo, afirmaram que Mynd foi responsável diretamente até nos resultados das eleições, divulgando através dos perfis que administra, conteúdo pró-Lula e conteúdos contra Bolsonaro, que perdeu a eleição presidencial em 2022.