A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), anunciou em nota na tarde desta terça-feira (24), que retomou a captação de água do Rio Tocantins, após a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), obterem o resultado das testagens da qualidade da água após suspeita de contaminação por três caminhões com cargas tóxicas que caíram no desabamento da ponte em Estreito, que liga os estados do Maranhão e Pará, no último domingo (22).
Em nota a Caema informou que desde a paralisação e a suspensão do fornecimento de água em Imperatriz, estava de prontidão aguardando autorização para que o serviço voltasse o mais breve possível. Ainda na nota a companhia afirmou que as águas nas torneiras voltará de forma gradual, ou seja, que até amanhã o serviço possa está restabelecido 100%.
O portal de notícias Lnove divulgou na tarde de hoje que os dois tanques com capacidade para 79 toneladas de ácido sulfúrico, foram visualizados e avaliadas pelos mergulhadores e não encontraram vazamentos, ou seja, os dois tanques estão intactos sem avaria que colocaria em risco a qualidade da água. Sobre o outro caminhão com 22 mil litros de pesticidas, os mergulhadores ainda não passaram informações.