O cenário político imperatrizense foi surpreendido nesta segunda-feira (25), com o anúncio feito pela deputada estadual Janaína Ramos (Republicanos), do fim do seu casamento que durou 10 anos com o prefeito de Imperatriz Assis Ramos (União Brasil).
O anúncio foi feito pelas redes sociais da própria agora ex-primeira Dama, e em parte do anúncio ela afirma que a separação aconteceu de forma amigável.
Nos bastidores político, essa separação pode ser estratégica para uma possível candidatura de prefeita de Imperatriz, mudando assim todo o cenário político da cidade.
Segundo uma Súmula do TSE a ex-esposa de um prefeito reeleito que adere pelo divórcio no curso do segundo mandato, a partir de agora, poderá concorrer ao mesmo cargo majoritário nas eleições municipais podendo ser sua sucessora, desde que nao mais tiverem vínculos políticos.
Essa conclusão foi alcançada em julho de 2021 pelo Tribunal Superior Eleitoral, em julgamento que, por maioria de votos, deu nova interpretação à Súmula Vinculante 18, do Supremo Tribunal Federal que resultou favorável à Maria Edina Fontes (PDT), que pode assumir o cargo de prefeita de Lago do Junco - MA. Ela foi a mais votada no pleito de 2020, mas teve o registro da candidatura impugnada porque era casada com o prefeito que ocupou o cargo nos dois mandatos anteriores.