E parece que a novela Aluísio/Mariana ganhou mais um capítulo no Republicanos, desde do rompimento dos dois durante o segundo turno das eleições municipais de Imperatriz. Segunda colocada na disputa pela prefeitura da segunda maior cidade do Maranhão, Mariana, foi reconduzida ao comando do Republicanos Mulher, por decisão da presidência nacional da sigla, comandado no Maranhão por Mendes.
No início do mês de novembro, o presidente estadual do Republicanos, o deputado federal Aluísio Mendes destituiu Mariana da 2ª vice-presidência estadual do partido e também da secretaria estadual do Mulheres Republicanas, ocupada desde de abril de 2023 por ela, após um conturbado rompimento político. De lá pra cá os dois vem gravando uma batalha de destituição no partido, além de denúncias e representações no próprio partido e na Procuradoria Geral da República (PGR).
O responsável pela volta de Mariana ao comando estadual do Mulheres Republicanas foi do presidente nacional do partido, o deputado federal Marcos Pereira (SP). A decisão pode está relacionada com o resultado favorável a Mariana do Conselho de Ética do partido que sairá nessa semana, deliberando sobre a representação feita pela senadora do Republicanos Damares Alves (DF), contra Aluísio, por violência política contra a mulher, que teria sido praticada pelo parlamentar contra a bolsonarista.
Mariana Carvalho está em Brasília nesta segunda-feira (09), onde representa o estado maranhense no encontro nacional de mulheres líderes do partido, já de volta ao comando Mulheres Republicanas.