O ano de 2024 tem se tornado um pesadelo para a população de Imperatriz, por conta da falta de água nas torneiras em todos os bairros da cidade pela terceira vez consecutiva em menos de um mês. A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), alegou em nota que o motivo que afetou o abastecimento é manutenção no sistema elétrico, ou seja, pela terceira vez o mesmo motivo.
A Caema fatura mensalmente só em Imperatriz, uma média de mais de R$ 14 milhões, mas não consegue se quer fazer investimentos pontuais para que a segunda cidade mais populosa e importante do estado, não fique sem água como tem ficado em dias como esses ou por falta de prestação de serviço de qualidade, não só de fornecimento de água, mas também de esgotamento, onde a companhia só atende 33% de 273 mil habitantes.
A Estatal do Governo do Maranhão, repassou recentemente o maior aumento tarifário já registrado pela companhia desde que iniciou a prestação de serviço em Imperatriz, que foi fixado um reajuste de 31,69% em cobrança já sendo feito neste mês. O retorno do abastecimento de água segundo a empresa, ocorrerá ainda nesta sexta-feira (19), ao meio dias, mas até o presente momento que essa matéria foi escrita foi finalizada depois das 12h, a água nas torneiras ainda não tinha voltado.