Com um aumento expressivo nos casos de gripes no município, a Prefeitura Municipal de Imperatriz por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), adotou como uma das medidas para combater o "surto gripal" - (REVEJA AQUI) - que tem provocado superlotação nas Unidades de Saúde, orientar a população a se vacinar contra a Gripe e Influenza H1N1.
Além da vacina contra a Covid-19, a Semus afirmou que as vacinas contra Gripe e H1N1 podem ser encontradas nos Postos de Saúde espalhados nos bairros de Imperatriz. A medida de vacinação, tem por meio diminuir a superlotação nas Upas e outras Unidades de Saúde, provocado por uma virose que em épocas de inverno e em especial nos meses de novembro de dezembro, o vírus infecta a população com mais frequência.
Mesmo a prefeitura adotando essa medida de vacinação contra o vírus gripal, a população deve levar em consideração as medidas sanitárias como o uso regular de máscara, álcool em gel, distanciamento social, ou seja, as mesmas medidas restritivas usadas contra a Covid-19.
Segundo dados da própria Semus, no mês de junho deste ano, apenas 36,7% da população tinham se vacinado contra a Gripe e no mesmo período, cerca de 44,9% tinham se vacinado contra a Influenza H1N1. Os números são considerados baixos, se tratando de um ano de Pandemia e que está imunizado contra qualquer tipo de vírus, é extremamente importante para que a vida da população siga a normalidade.
Sobre o surto em diversos estados do Influenza H3N2, ainda não registrado nenhum caso desse novo subtipo de vírus Influenza e que segundo a Semus existem três casos suspeitos, mas não há nada de concreto que leve a população a se preocupar neste caso. Ainda segundo informações dos órgãos de controle sanitário, não foi registrado nenhum óbito provocado pelo surto da gripe em Imperatriz.