Saúde IMPERATRIZ EM ALERTA

Novo surto de gripe se espalha em Imperatriz e coloca a população em alerta

O alerta surgiu após Unidades de Saúde estarem lotados de pessoas que apresentam os mesmos sintomas e surge uma dúvida se o surto tem haver com a Influenza H3N2.

21/12/2021 12h04 Atualizada há 4 semanas
29.400
Por: Willamy Figueira
Upa da Bernado Sayão é uma das Unidades de Saúde lotada de pessoas com sintomas gripais - Foto Divulgação: Jornal Imperatriz
Upa da Bernado Sayão é uma das Unidades de Saúde lotada de pessoas com sintomas gripais - Foto Divulgação: Jornal Imperatriz

O município de Imperatriz apresentou uma alta incidência de casos de gripe desde a semana passada e tem lotado Unidades de Saúde Pública e Privada com sintomas gripais, como febre alta, dores na garganta, cabeça e no corpo, falta de apetite, vômitos e diarreias.

Pelas isenções no assunto das autoridades publicas de saúde municipal e estadual, quanto ao caso de surto gripal, fica uma dúvida se os sintomas tem relação com o vírus Influenza H3N2, que é um subtipo dos vírus Influenza H1N1 e H2N3, causador da doença com os sintomas parecidos, que circula durante o ano todo, nas diversas regiões do mundo, com predomínio e fácil de se espalhar nos meses do outono e inverno.

O aumento dos casos durante o mês de dezembro em Imperatriz é um fenômeno incomum, que pode estar associado à baixa cobertura vacinal contra a gripe, à flexibilização das medidas de restrição adotadas como prevenção à Covid-19 e ao relaxamento da etiqueta respiratória, que inclui o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social.

Imagem microscópica do vírus Influenza, causador da gripe - Foto Divulgação: CDC - Unsplash

Segundo a plataforma InfoGripe, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) que faz o levantamento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que também engloba a covid-19. A plataforma mostra tendência de crescimento "muito alto" da síndrome a longo prazo em 10 Estados brasileiros, entre eles o Maranhão.

Não dar pra descuidar diante da queda nos casos de Covid-19 em Imperatriz e ficar sujeito a outros vírus que circulam principalmente no inverno. O uso de máscara é indispensável, seguida da imunização de todos tipos de gripes e da Covid-19.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.