Com a finalidade de fornecer serviços contábeis e fiscais à comunidade de forma descentralizada e gratuita, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Receita Federal assinaram, na manhã desta terça-feira (30), um termo de cooperação técnica para estabelecer o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, que operará nas instalações da Universidade em Imperatriz e São Luís.
A iniciativa foi conduzida pelo curso de Ciências Contábeis da UFMA na capital maranhense e em Imperatriz, sob a coordenação do professor de Ciências Contábeis, Hélio Rodrigues. O Núcleo será realizado por meio de um projeto de extensão que selecionou alunos de diferentes períodos do curso de Ciências Contábeis da instituição.
Representando a Receita Federal, estavam presentes o delegado titular da Receita Federal do Brasil no Maranhão, Carlos Eduardo Pereira França; o delegado adjunto, José de Ribamar Diniz Fernandes; o inspetor chefe da Inspetoria da Receita Federal, Roosevelt Aranha Saboia; e a assessora de comunicação e representante de Cidadania Fiscal da Receita Federal de São Luís, Andrea Luciana Furtado Alves Carvalho.
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino, com o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para cidadãos e pequenas empresas. Os serviços são de apoio e orientação, e não substituem um escritório de contabilidade.
O projeto de extensão visa atender às demandas do público em relação a questões fiscais, como a elaboração da declaração do imposto de renda, regularização de CPF, imposto de renda e verificação e regularização do MEI, entre outros serviços. Serão beneficiadas pessoas de baixa renda e pequenas empresas.
O NAF surge em resposta à necessidade de integrar a extensão universitária ao currículo, fortalecendo a pesquisa e ações de cidadania fiscal. O reitor da UFMA enfatizou a importância dessa parceria para o desenvolvimento do estado, além de proporcionar oportunidades de aprendizado para os estudantes, que poderão incorporar experiências práticas em seus currículos.
Comentários: