Jornal Imperatriz - O portal de notícias de Imperatriz

Sabado, 22 de Junho de 2024
Topo Materias
Topo Materias

Saúde

Em casos de dengue tomar AAS, Ibuprofeno ou Nimesulida provocam hemorragia

Para especialistas, tomar algum desses medicamentos infectado pelo virus do aedes aegypti diminui as plaquetas no sangue, o que aumenta o risco de hemorragia.

Natalha Vieira
Por Natalha Vieira
Em casos de dengue tomar AAS, Ibuprofeno ou Nimesulida provocam hemorragia
Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com a explosão de casos de dengue em Imperatriz e todo o país, especialistas da área da saúde fizeram um alerta de três novos medicamentos que entraram para a lista de não recomendado a tomar em casos de infecções pelo mosquito aedes aegypti.

Os medicamentos como AAS (ácido acetilsalicílico), ibuprofeno e nimesulida podem afetar a coagulação do sangue, tornando as hemorragias ainda mais prováveis, ou seja, as chances da dengue se tornar hemorrágica aumenta esporadicamente. Por isso, é essencial evitar esses medicamentos durante uma infecção por dengue e seguir as recomendações médicas para alívio dos sintomas.

Não há um medicamento específico para o tratamento da dengue. Os remédios disponíveis para amenizar os sintomas devem ser indicados por um médico, já que muitos deles, usados no dia a dia e vendidos sem a necessidade de prescrição médica nas farmácias, podem aumentar o risco de sangramento. 

Leia Também:

Sobre a dengue:

A doença é dividida em dois grupos: a dengue clássica e a dengue hemorrágica, quando a infecção começa a destruir plaquetas responsáveis pela coagulação, e o paciente passa a ter sangramentos na gengiva ou nas fezes.

Sintomas:

Além de dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, febre, enjoos, vômitos e manchas vermelhas, a dengue pode causar outros sintomas como sonolência, irritabilidade e confusão mental.

 

Comentários:
Natalha Vieira

Publicado por:

Natalha Vieira

Natalha Vieira da Cruz é jornalista, administradora de empresas, tem 31 anos e faz parte do núcleo de pessoas que fundou o Jornal Imperatriz.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!