Com a explosão de casos de dengue em Imperatriz e todo o país, especialistas da área da saúde fizeram um alerta de três novos medicamentos que entraram para a lista de não recomendado a tomar em casos de infecções pelo mosquito aedes aegypti.
Os medicamentos como AAS (ácido acetilsalicílico), ibuprofeno e nimesulida podem afetar a coagulação do sangue, tornando as hemorragias ainda mais prováveis, ou seja, as chances da dengue se tornar hemorrágica aumenta esporadicamente. Por isso, é essencial evitar esses medicamentos durante uma infecção por dengue e seguir as recomendações médicas para alívio dos sintomas.
Não há um medicamento específico para o tratamento da dengue. Os remédios disponíveis para amenizar os sintomas devem ser indicados por um médico, já que muitos deles, usados no dia a dia e vendidos sem a necessidade de prescrição médica nas farmácias, podem aumentar o risco de sangramento.
Sobre a dengue:
A doença é dividida em dois grupos: a dengue clássica e a dengue hemorrágica, quando a infecção começa a destruir plaquetas responsáveis pela coagulação, e o paciente passa a ter sangramentos na gengiva ou nas fezes.
Sintomas:
Além de dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, febre, enjoos, vômitos e manchas vermelhas, a dengue pode causar outros sintomas como sonolência, irritabilidade e confusão mental.
Comentários: