A Federação entre os partidos PT, PCdoB e PV decidiram que o ex-deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB), será o candidato oficial da esquerda em Imperatriz. Marcos disputava a vaga juntamente com o vereador Aurélio Gomes (PT) que apesar de ter um grande prestígio com o diretório estadual e nacional do presidente Lula (PT), não conseguiu ser o escolhido para disputar a eleição de prefeito.
A decisão entre os partidos da Federação aconteceu na última sexta-feira (14), como tínhamos divulgado, porém o anúncio só foi feito nesta segunda-feira (17). Por 14 votos favoráveis, 5 contrários e 1 abstenção, Marco Aurélio foi o escolhido na disputa com Aurélio, que pode optar por ser vice na chapa ou tentar a reeleição de vereador.
Segundo o que o Jornal Imperatriz apurou, o principal critério que deu vantagem para Marco Aurélio ser o escolhido pra representar a esquerda nas eleições municipais de Imperatriz, foi o quesito "pesquisa", aonde o ex-deputado tinha uma larga vantagem comparada ao vereador Aurélio. Por outro lado o vereador preenchia todos os requisitos exigidos, porém a pontuação na pesquisa pesou.
Marco Aurélio abandonou o PCdoB no final do ano de 2021 para se filiar ao PSB de Brandão, para disputar as eleições de 2022, porém não obteve êxito na reeleição de deputado estadual, perdendo a vaga como deputado de Imperatriz para a agora a ex-primeira dama Janaína.