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Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025
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Sebrae Imperatriz retoma atividades em 2025 e empreendedores já podem contar com novos pontos de atendimento

Com a volta das atividades em 2025, o Sebrae reforça o suporte aos pequenos negócios na Região Tocantina.

Natalha Vieira
Por Natalha Vieira
Sebrae Imperatriz retoma atividades em 2025 e empreendedores já podem contar com novos pontos de atendimento
Foto: Divulgação
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Após o período de recesso de final de ano, o Sebrae volta com atendimento presencial em todo estado.  Em Imperatriz, as atividades já foram retomadas com o anúncio de novidades. É que a instituição está reforçando os pontos de atendimento na região, contando com o apoio de parceiros e as Salas do Empreendedor.

A ideia, segundo a analista Aline Maracaípe, é oferecer ao empresário e, particularmente ao MEI, todo o suporte e preparação para os desafios de melhoria e dinamização de seus negócios e, ainda, para que possam dar toda atenção a cada etapa do desenvolvimento de seus empreendimentos.

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"Para quem está começando a empreender ou deseja abrir o próprio negócio em 2025, o Sebrae se posiciona como um parceiro estratégico, oferecendo uma gama de orientações, soluções, conhecimento e o apoio necessário para garantir que os pequenos negócios iniciem o ano de forma regular e estruturada" - explica a analista.

Empreendedores como Luciano da Rocha Oliveira, neste início do ano, já buscam o atendimento na Unidade em Imperatriz. Ele procurou orientações para formalizar o negócio, emitindo o respectivo CNPJ para iniciar uma borracharia. O empreendedor relatou ter conseguido esclarecer todas as dúvidas sobre como dar os primeiros passos no mundo dos negócios.

"Foi minha primeira vez no Sebrae e fiquei muito satisfeito. Consegui as informações que precisava para abrir minha empresa e achei o atendimento excelente" - afirmou Luciano, destacando a importância de ter um apoio especializado nesse momento inicial.

"Com as orientações, a gente se sente mais seguro para iniciar do jeito certo" - completou ele.

Sebrae amplia atendimento:

Pessoas como Luciano, ou empreendedores que buscam tirar dúvidas sobre regularização de obrigações ou está em busca de orientação para começar ou expandir um negócio, o Sebrae de Imperatriz passa a contar com o apoio de duas Salas Parceiro Sebrae, localizadas na Unisulma e na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), reforçando a estrutura já existente na região, centralizada na Unidade de Negócios de Imperatriz (Av Bernardo Sayão, no centro da cidade) e complementada pela atuação de 10 Salas do Empreendedor ativas na região, em parceria com prefeituras.

Segundo Aline Maracaípe, analista do Sebrae em Imperatriz, essa parceria vai contribuir para ampliar o atendimento às necessidades dos empreendedores locais.

"As salas parceiros S"A Unidade de Atendimento de Imperatriz voltou em 2025 com novidades para os nossos clientes MEI, como a ampliação dos nossos pontos de atendimento por meio de grandes parceiros, como a ACII e a Unisulma. Continuamos com os atendimentos individuais aos empreendimentos dos setores do comércio, indústria, serviços e rural. Além disso, oferecemos programas de educação empreendedora, fomento à inovação, empreendedorismo feminino, ambientes de negócios nos municípios, turismo, artesanato e outros segmentos. Qualquer tipo de negócio ou modelo de negócio pode encontrar no Sebrae um apoio estratégico para crescer e prosperar" - destacou a parceiros.

O Sebrae são espaços que aproximam os serviços do Sebrae da comunidade empreendedora, oferecendo suporte fundamental aos pequenos empresários, incluindo: atendimento ao cliente, cursos, consultorias, e acesso ao portfólio completo de soluções do Sebrae.

Apoio em regularização:

Neste período do ano, os Microempreendedores Individuais (MEIs) enfrentam compromissos importantes, como a apresentação da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Além disso, as recentes correções no salário-mínimo, que passou para R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro, impactaram diretamente os MEIs, refletindo no valor do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI).

O aumento de 7,5% no salário-mínimo resultou em um reajuste no valor das contribuições mensais dos MEIs. Antes fixado em R$ 66,60, o pagamento mensal agora varia entre R$ 75,90 e R$ 81,90, dependendo da atividade exercida.  E, para os MEIs caminhoneiros o recolhimento mensal vai variar entre R$ 182,16 e R$ 188,16, de acordo com a atividade e o tipo de transporte realizado.

Esse valor é calculado com base em 5% do salário-mínimo para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), somado a R$ 1 para atividades sujeitas ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e R$ 5 para atividades sujeitas ao ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Os MEIs precisam ficar atentos para dois prazos essenciais, segundo orienta Aline Maracaípe. Primeiro, para o pagamento do DAS-MEI, que vence todo dia 20 de cada mês. O documento pode ser emitido no Portal do Simples Nacional ou pelo App MEI, com opções de pagamento por boleto, PIX ou débito automático. E a segunda obrigação é a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI), que deve ser entregue até 31 de maio de 2025. O preenchimento é obrigatório, mesmo para quem não teve faturamento no período, e o atraso pode gerar multas e exclusões do sistema.

Já os empreendedores que desejam aderir ao Simples Nacional ou retornar ao regime após exclusão têm até o dia 31 de janeiro para regularizar suas dívidas com a Receita Federal e solicitar a inclusão no sistema.

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Natalha Vieira

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Natalha Vieira

Natalha Vieira da Cruz é jornalista, administradora de empresas, tem 31 anos e faz parte do núcleo de pessoas que fundou o Jornal Imperatriz.

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