A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), anunciou na sexta-feira (27), que a bandeira tarifária para janeiro de 2025 será verde, ou seja, sem custos extras nas contas de luz. A bandeira verde significa que as condições para a geração de energia elétrica estão favoráveis e, por essa razão, a tarifa não sofre nenhum acréscimo.
Segundo a Aneel, a chegada do período chuvoso melhorou os níveis dos reservatórios e aumentou a geração das usinas hidrelétricas em Estreito-MA e em todo país.
A bandeira tarifária é um sistema que indica os custos de geração de energia elétrica. Elas podem ser verde, amarela ou vermelha, e servem como uma importante ferramenta de transparência para os consumidores, pois permitem acompanhar mês a mês as condições de geração de energia e os impactos na tarifa.
Veja o que significa cada bandeira:
Bandeira Verde: Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta de luz não sofre nenhum acréscimo.
Bandeira amarela: Significa que as condições de geração de energia estão menos favoráveis e a conta sofre acréscimo.
Bandeira vermelha: Quando acionada, ela implica em tarifas de maior valor devido ao maior custo de geração de energia naquele período.
Mesmo sem taxas adicionais nas contas de luz, a Equatorial Maranhão reforça o consumo consciente de energia elétrica. A Distribuidora alerta sobre a importância de seus clientes continuarem com hábitos sustentáveis.