Neste mês de março, o Aeroporto de Imperatriz completa três anos sob a administração da CCR Aeroportos. O período foi marcado por investimentos e melhorias em infraestrutura e serviços que, além de proporcionar um ambiente mais confortável, moderno e seguro e aprimorar a eficiência operacional e a experiência dos passageiros, evidenciam sua contribuição para o desenvolvimento social e econômico da região.
Um dos marcos importantes desta gestão foi a entrega antecipada, em outubro de 2024, das obras previstas no contrato de concessão firmado com o Governo Federal. Com um investimento de R$ 60 milhões, a CCR Aeroportos concluiu as melhorias dois meses antes do prazo estipulado. Os trabalhos, que duraram 346 dias, ainda geraram mais de 400 empregos diretos.
As obras incluíram a reforma e ampliação do terminal de passageiros, com melhorias nas áreas de embarque, desembarque, restituição de bagagens e saguão da área pública, incluindo a criação de novos espaços comerciais. Além disso, foram realizadas adequações das RESAs (áreas de escape), sinalização do pátio, taxiway de acesso aos hangares, rede de drenagem, terraplanagem, perfuração de poço artesiano, reforma da SCI (Seção de Combate a Incêndios) e reforma e iluminação do pátio de aeronaves.
Além das melhorias na infraestrutura, o Aeroporto de Imperatriz registrou um crescimento de 16% na movimentação do ano passado, em comparação ao ano anterior. Foram aproximadamente 350 mil passageiros, entre embarques e desembarques, só em 2024. O terminal também foi reconhecido pelo segundo ano consecutivo como o Melhor Aeroporto Regional do Nordeste pelo prêmio "Aviação + Brasil 2024", promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos.
"A trajetória de excelência do Aeroporto de Imperatriz é motivo de orgulho para nós. Construído para atender a segunda cidade mais populosa do Maranhão, nosso aeroporto é hoje sinônimo de eficiência e segurança e desempenha um papel crucial no desenvolvimento turístico da região. Com a recente modernização, enxergamos ainda mais possibilidades para atrair novas rotas e continuar crescendo" - declara Chirlayne Torres, gerente do Aeroporto de Imperatriz.
Além de ser a principal porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada das Mesas, o Aeroporto de Imperatriz conecta as cidades de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Recife e São Luís com as operações das companhias aéreas Azul e Latam.
Comentários: