Espaço para comunicar erros nesta postagem
Um estudo feito por um professor de engenharia civil e arquitetura de Imperatriz revelou que a ausência de rede de esgoto nas ruas asfaltadas do município, diminui a durabilidade da camada asfáltica quase pela metade, já que sua duração está entre oito a doze anos sem haja intervenções de manutenção, há não ser um por um fenômeno da natureza.
Para o professor Rafael Melo, o asfalto das ruas e avenidas de Imperatriz, já possuem a uma vida bem abaixo dos padrões de resistência e eficiência, de acordo com normas e dados técnicos do Confederação Nacional de Transportes (CNT) e que os problemas como fissuras, ondulações e buracos se tornam aparentes antes mesmo de completar os sete meses após sua aplicação por conta do despejo do "esgoto" que escorre pelo asfalto, consumindo mais de R$ 30 milhões anualmente com o serviço de recuperação do asfalto.
Rafael também afirmou que o esgoto não é o único vilão da pouca durabilidade do asfalto, mas também a ausência de rede de drenagem que água da chuva por não ter por onde correr, se acumula e com o impacto dos veículos com frequência, acaba abrindo buracos, exigindo manutenções com o serviço de tapa buracos.
"Existem vários fatores que influenciam a aceleração do seu desgaste, e que são bem comuns no município, tais como: as altas temperaturas da região, a falta de esgotamento sanitário, e por fim, a falta de drenagem urbana. E por incrível que pareça, todos esses fatores estão interligados, ainda mais nos períodos de chuva, que acarretam em ruas alagadas, esgotos estourados, se alternando com um forte calor, diminuindo assim, a resistência do asfalto" - disse ele.
Imperatriz atualmente possui cerca de 30,17% de rede de esgoto e os bairros de periferia é o que menos tem, segundo dados de 2021 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). A média do estado de Maranhão é 28,31% e, do país, 66,95%.
Publicado por:
Natalha Vieira
Natalha Vieira da Cruz é jornalista, administradora de empresas, tem 31 anos e faz parte do núcleo de pessoas que fundou o Jornal Imperatriz.
