O Ministério da Saúde destinou para a cidade de Imperatriz cinco médicos que irão atuar pelo programa "Agora Tem Especialistas". Esses profissionais integram a primeira chamada de edital inédito que pela primeira vez, selecionou médicos que já são especialistas para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com 12 anos de experiência em média, eles vão reforçar o atendimento em 258 hospitais, policlínicas, centros de apoio diagnóstico e outras unidades da rede pública nas cinco regiões do país. Para o Maranhão serão destinados 43 profissionais, para os seguintes municípios:
Timon (seis), Santa Inês (cinco), Imperatriz (cinco), Caxias (quatro), Açailância (três), São Luís (dois), Pinheiro (dois), Morros (um), Buriti Bravo (um), Araioses (um), Barreirinhas (um), Miranda do Norte (um), Coelho Neto (um), Pedreiras (um), Coroatá (um), Presidente Dutra (um), Gonçalves Dias (um), São Bento (um), Bacabal (um), Bom Jardim (um), Vitorino Freire (um), Balsas (um) e Itapecuru Mirim (um).
Esse profissionais tem especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. Assim, ampliarão a assistência à saúde da população, reduzindo o deslocamento para os grandes centros urbanos.
Cursos:
Para atuarem no SUS, os médicos selecionados contam com 16 cursos de aprimoramento em áreas como cirurgia, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. O diferencial da capacitação é que eles vão atuar na rede pública, na prática, com a mentoria de profissionais de excelência da Rede Ebserh e de hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Os selecionados contarão com uma bolsa-formação de até R$ 20 mil, valor definido conforme a vulnerabilidade social e sanitária dos locais onde vão atuar. Os cursos terão duração de 12 meses.
