Jornal Imperatriz - O portal de notícias de Imperatriz

Sexta-feira, 18 de Abril de 2025
Maxim
Maxim

+Notícias

Ministério Público pede atendimento especializado para alunos com deficiências cognitivas na rede municipal

O pedido feito pelo MP-MA, visa promover a inclusão educacional a pessoas com deficiência na rede regular de ensino previsto na Constituição Federal.

Jornal Imperatriz
Por Jornal Imperatriz
Ministério Público pede atendimento especializado para alunos com deficiências cognitivas na rede municipal
Foto: Divulgação/Seduc-MA
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça Defesa de Educação de Imperatriz, expediu na última quarta-feira (26), uma "Recomendação" solicitando que a rede pública municipal de ensino oferte atendimento especializado para alunos com deficiências cognitivas.

Formulado pelo promotor de justiça Tiago Quintanilha Nogueira, o documento é dirigido aos titulares das Secretarias Municipais de Educação (Semed), Genilza Sipião e de Administração e Modernização (Seamo), Rômulo Andrade, e também ao Conselho Municipal de Educação (CME).

As deficiências devem ser comprovadas por meio de laudos que especifiquem os referidos quadros médicos. A partir disso, as instituições de ensino devem elaborar planos individuais de atendimento educacional.

Leia Também:

A disponibilização de atendimento educacional especializado é prevista na Constituição Federal, que estabelece o dever do Estado em garantir o direito à educação formal especializada às pessoas com deficiência na rede regular de ensino.

"É importante a análise, em um contexto escolar inclusivo, partindo das particularidades de cada estudante, conforme a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Política Nacional de Educação Especial do Conselho Nacional de Educação" - explica o promotor, na Recomendação.

Os órgãos municipais têm 72 horas para informar ao MPMA sobre a adoção das providências solicitadas. O descumprimento da Recomendação levará à proposição de Ação Civil Pública, além da adoção de outras medidas judiciais cabíveis.

Comentários:
Jornal Imperatriz

Publicado por:

Jornal Imperatriz

Redação do portal de notícias do Ji.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!