A prefeitura de Imperatriz, emitiu nota na tarde desta sexta-feira (13), informando que tomou ciência da decisão da Justiça, que deu prazo de 20 dias úteis para que o município providenciasse outro local adequado para o atendimento de crianças e adolescentes com transtornos ou sofrimento mental, no Centro de Atendimento Psicossocial Infanto/Juvenil (CAPS IJ).

Em nota a prefeitura afirmou que está sendo desafiador encontrar um imóvel que atenda todos os requisitos de saúde e também imposta pela Justiça já bem antes da decisão judicial e que cadastrou uma proposta de construção de um prédio próprio no Ministério da Saúde.

Sobre a infestação de roedores no prédio atual, a nota informou também que existe uma oficina que acumula lixo e muito entulho, atraindo assim ratos e outros tipos de insetos como barata, porém são realizadas desinfecções periódicas, conforme o protocolo sanitário com intervalos de 30 à 90 dias.

Publicidade
Publicidade

Veja a nota:

A Prefeitura informa que o Município já tem conhecimento da situação e está providenciando a mudança. A situação estava sendo resolvida antes do processo judicial. Há alguns meses, a Secretaria de Saúde está buscando outro imóvel que atenda às condições necessárias para a instalação do Centro de Atendimento Psicossocial Infanto/Juvenil - CAPS IJ, mas encontrar uma edificação pronta que cumpra todas as exigências sanitárias e de espaço tem sido desafiador.

No entanto, no início desta semana, foi localizada uma casa e as negociações para locação estão em andamento. Além disso, uma comissão de pais e gestores foi formada para discutir e alinhar as propostas de mudanças que atenderão melhor ao público.

Quanto à infestação de ratos, ela ocorre devido à proximidade com uma oficina que acumula muito entulho. No entanto, estão sendo realizadas desinfecções periódicas, conforme o protocolo sanitário indica, com intervalos de 30/60/90 dias. Já foram realizadas duas aplicações, e a terceira está agendada para quando completar o prazo indicado.

Além disso, para resolver definitivamente a situação após 20 anos de existência, o CAPS IJ terá um prédio próprio. A Prefeitura já cadastrou a proposta de construção no Ministério da Saúde, e em breve, o Centro terá instalações próprias.