A Equatorial Maranhão anunciou nesta segunda-feira (02), a bandeira tarifária verde para o mês de dezembro, período marcado pelas chuvas. A cobrança tarifária da bandeira verde foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que significa que há condições favoráveis para a geração de energia e, por essa razão, a tarifa não sofre nenhum acréscimo.
A bandeira tarifária é um sistema implementado pela ANEEL para indicar os custos de geração de energia no Brasil. Esse modelo considera o custo variável da produção, levando em conta fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o crescimento das fontes renováveis e, quando necessário, o uso de fontes de geração mais caras, como as termelétricas.
Entenda como o sistema de bandeiras é representado:
Bandeira Verde: Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta de luz não sofre nenhum acréscimo.
Bandeira amarela: Significa que as condições de geração de energia estão menos favoráveis e a conta sofre acréscimo.
Bandeira vermelha: Quando acionada, ela implica em tarifas de maior valor, devido ao maior custo de geração de energia naquele período.
Apesar das melhores condições da geração de energia no país, é importante manter a vigilância quanto ao uso sustentável da energia elétrica, evitando desperdícios, que prejudicam o meio ambiente e afetam o setor elétrico como um todo. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça a importância de seus clientes continuarem com hábitos de consumo conscientes.