O portal de notícias de Imperatriz

Aguarde, carregando...

Domingo, 16 de Novembro 2025

+Notícias

Município de Imperatriz recebe certificação de qualidade no combate a dengue e vírus respiratórios

O reconhecimento do programa 'Vigilância Epidemiológica de Imperatriz' que é da prefeitura, veio do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão.

Jornal Imperatriz
Por Jornal Imperatriz
Município de Imperatriz recebe certificação de qualidade no combate a dengue e vírus respiratórios
Foto Divulgação: PMI
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Vigilância Epidemiológica de Imperatriz, programa da Prefeitura, recebeu esta semana, certificado de qualidade no combate às arboviroses e vírus respiratórios na cidade. A certificação foi dada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen) e reconhece a eficiência do município na atuação de combate às doenças, bem como no diagnóstico e envio de amostras ao Laboratório.

"Isso reflete o fortalecimento da nossa Rede de Vigilância, a partir das ações implementadas pelo Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses e Vírus Respiratórios" - informa a coordenadora da Vigilância em Saúde, Paola Letícia.

O reconhecimento foi recebido durante o III Seminário de Vigilância Laboratorial da macrorregional Sul, que teve como um dos palestrantes, o coordenador do departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Sergio Almeida.

Publicidade

Leia Também:

"Falamos no evento sobre importância da integração das ações de Vigilância, que recai exatamente no que temos feito aqui em Imperatriz e que tem dado certo. Trabalhamos ações coordenadas, sistematizando e integrando os serviços de vigilância e controle com as ações da Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores, Atenção Básica e Atendimento de Urgência e Emergência. As coletas de exames por exemplo, são descentralizadas, o que permite cadastro das amostras e o envio ao Lacen de forma mais ágil" - explica Sergio.

Dentre os critérios para certificação, cumpridos pela Prefeitura de Imperatriz, ele relata que destaca-se: capacitação da equipe, projeção e execução do plano de contingência, envio de amostras em tempo hábil para o Lacen, descentralização dos pontos de coletas para os hospitais e Unidades de Pronto de Atendimento (UPA) municipal, aumento do número de notificadores nos hospitais para otimizar a notificação de doenças e digitação no sistema, melhoria do processo de investigação no campo com busca ativa de casos e reforço nas ações de combates aos vetores.

"Para o ano de 2026 planejamos ainda que mais 4 Unidades Básicas de Saúde (UBS) façam o envio e cadastro de amostras" - ressalta o coordenador, ao falar dos próximos investimentos previstos.

Sergio ressalta que Imperatriz é referência no combate as arboviroses na macrorregional Sul do Estado, o que significa que o município se destaca no atendimento aos pacientes com suspeita de doenças de notificação compulsória, o que melhora o processo de fechamento de diagnóstico e tratamento, evita o surgimento de casos graves e permite fazer o bloqueio de áreas endêmicas.

Com os serviços da Vigilância em Saúde, Imperatriz tem reforçado o monitoramento contínuo do cenário epidemiológico e de casos suspeitos; as ações para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e o atendimento com a estruturação da rede de saúde para atender e monitorar os casos, da atenção primária aos serviços de referência.

FONTE/CRÉDITOS: Maria Almeida (PMI)
Jornal Imperatriz

Publicado por:

Jornal Imperatriz

Redação do portal de notícias Jornal Imperatriz.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR