A prefeitura de Imperatriz por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança Pública Integrada (SMSPI), deu início na segunda-feira (04), da segunda etapa do Curso de Formação da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), que conta com a participação de 25 alunos aprovados em concurso público. A capacitação terá duração de quase cinco meses com instruções teóricas e práticas, abordando temas como legislação, técnicas de abordagem, primeiros socorros, policiamento preventivo e ostensivo, além de procedimentos específicos da segurança pública cidadã.
A formação é ministrada por guardas municipais de Imperatriz e profissionais de outras forças de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal do Maranhão, além de guardas municipais de Marituba, Palmas e Araguaína. Também haverá integração da Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio das Superintendências de Defesa Civil e a de Trânsito e Transportes, que contribuirão com parte das instruções.
Com a incorporação dos novos agentes, a Guarda Municipal de Imperatriz ampliará sua presença em ruas, praças, escolas e demais espaços públicos, reforçando a sensação de segurança e a proteção da comunidade. Desde o início do ano a GMI vem sendo reestruturada em diversas áreas, entre elas, com a implantação do motopatrulhamento, bem como com a aquisição do K9, cão farejador da GMI, treinado para achar drogas e armas.
Segundo o comandante da GMI, Hílderson Alves, a formação é um momento decisivo para a corporação.
"Começamos o nosso segundo curso de formação com 25 alunos. A primeira parte inclui instruções teóricas e práticas, e na segunda, teremos treinamento de armamento e tiro, para que os novos guardas obtenham o porte funcional e estejam habilitados a portar o armamento da GMI. A expectativa é que, ao final do ano, eles estejam prontos para integrar os quadros da Guarda Municipal" - disse ele.

Comentários: