Jornal Imperatriz - O portal de notícias de Imperatriz

Quarta-feira, 16 de Julho de 2025
Maxim
Maxim

+Notícias

Casos de dengue em Imperatriz registra redução em 92% nos primeiros 5 meses de 2025

Segundo dados da prefeitura, de janeiro até maio deste ano foram registrados 54 novos casos de doenças causas pelo Aedes Aegypti.

Jornal Imperatriz
Por Jornal Imperatriz
Casos de dengue em Imperatriz registra redução em 92% nos primeiros 5 meses de 2025
Foto: Divulgação/GettyImages
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e da Unidade de Vigilância em Zoonoses, apontaram uma queda de 92% no número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika nos primeiros cinco meses desse ano. 

De janeiro a maio de 2025, foram notificados 54 casos das três doenças, sendo 46 de dengue, 7 de chikungunya e 1 de zika. Em comparação ao mesmo período de 2024, houve uma redução considerável. Naquele período, o município registrou 682 casos, sendo 555 de dengue, o que representa uma queda de 92,7%, 123 de chikungunya, mostrando uma redução de 94,5%, e 5 de zika, sendo uma diminuição de 80%.

Para o Coordenador de Vetores, Allan Dantas,  apesar  da diminuição nos números, as medidas de prevenção devem continuar. 

Leia Também:

"A queda  de casos de arboviroses representa um alívio para o sistema de saúde e melhor qualidade de vida para a população. Mas é importante enfatizar que isso não pode representar um relaxamento no que diz respeito às medidas a serem tomadas no interior de nossas residências. Essas medidas são: recolher o lixo para a coleta, manter as garrafas com a boca voltada para baixo ou com suas respectivas tampas, vedar corretamente as caixas d’água e cisternas, além de desobstruir calhas para evitar que as mesmas acumulem água em virtude das chuvas. Tomando essas medidas, cada um fazendo a sua parte, conseguiremos manter a todos protegidos" - afirmou o coordenador.

Uma das estratégias utilizadas para reduzir os índices do Aedes aegypti no município foi a técnica Aedes do Bem, um dispositivo que libera mosquitos machos geneticamente modificados, que ao acasalarem com as fêmeas, que são as transmissoras da doença, impedem que os descendentes sobrevivam à fase adulta, interrompendo o ciclo de reprodução. Além disso, o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias, que seguem de casa em casa fiscalizando, orientando e realizando o tratamento adequado nos focos do mosquito, foi fundamental para que o município alcançasse os resultados positivos no controle do vetor

O Secretário Municipal de Saúde, Flamarion Amaral, comenta a queda de casos.

"A redução nos casos de dengue em 2025 é fruto de um trabalho coletivo e contínuo. Intensificamos as ações de combate ao mosquito, investimos em equipamentos, visitas domiciliares através dos nossos agentes de endemias e o fortalecimento da Atenção Primária. Essa queda nos números mostra que estamos no caminho certo, mas seguimos em alerta e mobilizados. A prevenção continua sendo a melhor ferramenta e cada cidadão é peça fundamental nessa luta" - disse Flamarion

Com essa importante conquista, a Prefeitura de Imperatriz fortalece o trabalho de prevenção e controle de focos do mosquito, protegendo a população e mostrando resultados positivos na área da saúde.

FONTE/CRÉDITOS: Jean Camapum Sousa - PMI
Comentários:
Jornal Imperatriz

Publicado por:

Jornal Imperatriz

Redação do portal de notícias do Ji.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!