No período de 23 a 27 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho promove a Semana do Surdo, com tema 2º Itinerário Literatura Surda. Objetivo da ação calendarizada é dar visibilidade à Pessoa Surda através da cultura e identidade.
Com programação voltada às atividades nas unidades de ensino, nesta terça-feira (24), a Escola Municipal Maria Francisca Pereira da Silva recebeu o Sarau Literário com contação de história em libras realizada pelas alunas da Escola Bilíngue, da obra Cinderela Surda, numa adaptação do clássico infantil.
No decorrer da semana serão palco das atividades literárias as escolas: Fraternidade, Pedro Abreu, Moreira Neto.
"São ações voltadas para todas as etapas de ensino, que vai desde a educação infantil ao Ensino Fundamental Anos finais, com apresentação de contos da Literatura Surda totalmente apresentado pelos alunos surdos que são os nossos protagonistas desse projeto encantador. Tive o prazer de acompanhar as atividades de hoje e fiquei encantada" - destacou Cleomar Conceição, secretária municipal de Educação.
Na oportunidade da Semana do Setembro Surdo, a Escola Bilíngue também apresenta as atividades de música e dança que compõem a grade curricular complementar de Tempo Integral, sistema que é ofertado desde 2019 pela atual gestão municipal.
"Enquanto gestora, acredito que a educação transforma e que temos em Imperatriz uma escola para surdos que realiza uma educação bilíngue pautada no respeito a lei do surdo, a Libras e acima de tudo promovendo qualidade e equidade no ensino" - destacou Elisandra Lima.
Comentários: